quarta-feira, 16 de maio de 2018

Campinas Decor vista pelas obras de arte

Obras de arte expostas na 23ª Campinas Decor? Eu indico um ponto de partida: o Estar do Restaurante, ambiente 36 da mostra, traz a primeira peça de uma sequência de nove quadros da série Prisma, de autoria da artista plástica Lara Matana, titular da cadeira número 2 da Academia Brasileira de Belas Artes (ABBA) e que acaba de se mudar para a região de Campinas.

A técnica aplicada na obra, de colagem de lâminas de madeira – uma a uma –, é uma criação de Lara, que a graduou para ocupar o honroso lugar na ABBA. Na série Prisma, a artista representou as diferentes possibilidades da incidência da luz. “As maneiras como as quais a luz incide está onde quer que olhemos, inclusive em nós mesmos”, frisa Lara Matana.

O quadro que decora o Estar do Restaurante mede 2,20 por 1,20, é composto por mais de 5 mil lâminas, cada uma com 0,6 mm de espessura. A peça foi feita em aproximadamente 40 dias. A série completa foi elaborada em cerca de um ano.

Lara Matana apresentará o prosseguimento da série Prisma e várias outras obras no seu ateliê em Valinhos, a ser inaugurado em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário