quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Reconceito exibe "O Encouraçado Potemkin" no sábado, 27 de agosto

O Espaço Reconceito (Rua 5 de Julho, 591 – Jd. Pau Preto – Indaiatuba) exibe no próximo dia 27 de agosto, sábado, às 14h30, o filme O Encouraçado Potemkin, de Sergei Eisenstein, seguido de bate papo com o fotógrafo e cineasta Marcio Teriya Rebelo, dando continuidade ao ciclo O Cinema que Eu Amo. O ciclo é composto de seis filmes essenciais; clássicos do cinema selecionados entre as preferências de seis cinéfilos de Indaiatuba que, ao final de cada apresentação, batem um papo com os espectadores sobre o filme exibido.
O encontro acontece de 15 em 15 dias aos sábados, a partir as 14h30, com entrada franca. Já foram exibidos Contos da Lua Vaga, de Kenji Mizoguchi, e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, de Woody Allen. Veja a programação e se agende:
Dia 27/08 – O Encouraçado Potemkin, de Sergei Einseinstein – bate papo com Márcio Rebelo
Dia 10/09 – Blade Runner, de Ridley Scott – bate papo com Fábio Alexandre
Dia 24/09 – O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro – bate papo com Antonio da Cunha Penna
Dia 8/10 – Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock – bate papo com Pedro de Queiroz.
Cada filme é introduzido pelo convidado por cerca de 20 minutos e, após a exibição, há um bate-papo a respeito de até 30 minutos.
O filme
O Encouraçado Potemkin (URSS/1925). Direção de Sergei Eisenstein. Considerado um dos filmes mais importantes e influentes de todos os tempos, conta a história da revolta dos marinheiros do encouraçado Príncipe Potemkin, em 1905, reprimida com violência pelo regime czarista. Eisenstein usa o episódio para colocar na tela suas teses do cinema como instrumento revolucionário, em que não há protagonista individual, mas uma coletividade – no caso, a tripulação do navio e a população de Odessa, que se solidariza com a revolta. Além disso, o filme é um manual sobre montagem cinematográfica que será imitado e homenageado nas décadas seguintes. A cena do massacre na escadaria foi parodiada em Os Intocáveis, de Brian De Palma, e em Brasil – O Filme, de Terry Gillian.
O Reconceito é um espaço dedicado a receber cursos e palestras em diversas áreas do saber, principalmente sobre assuntos relacionados ao bem estar e à qualidade de vida. Para saber mais, www.reconceito.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário