segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Com presença de Tizuka Yamasaki, ACENBI lança o ‘Indaiatuba Matsuri’

Crédito: ACENBI/Tao Conteúdo
Proposta principal do evento, programado para início de outubro, é oferecer ao público da região o que há de melhor da cultura japonesa e tornar-se referência no Brasil

A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) promoveu nessa quinta-feira (25/08) o lançamento oficial do “Indaiatuba Matsuri”. O festival, que celebra a cultura japonesa, será realizado nos dias 7, 8 e 9 de outubro no Pavilhão da Víber.
O lançamento, realizado na sede social da ACENBI, contou com palestra da cineasta Tizuka Yamasaki e a exibição de seu documentário “Tomie”, sobre a artista plástica Tomie Ohtake, falecida em 2015 aos 101 anos. Tizuka falou sobre Tomie e temas relacionados à cultura nipobrasileira.

O prefeito de Indaiatuba, Reinaldo Nogueira, o prefeito em exercício, Antonio Carlos Pinheiro, e a titular da Secretaria da Educação, Rita Trasferetti, prestigiaram o encontro.

Aprimoramento
O “Indaiatuba Matsuri” tem novo formato, sendo um aprimoramento das outras festas que a ACENBI vem realizando há mais de duas décadas. A programação, ampliada, oferece grande variedade de atrações gastrônomicas, artísticas e culturais.
De acordo com Sérgio Takao Sato, diretor da TASA, empresa organizadora do evento, “a proposta principal do ‘Indaiatuba Matsuri’ é oferecer ao público o que há de melhor da cultura japonesa e tornar-se referência no Brasil”. O evento passa a substituir a “Festa do Sushi” e a “Festa do Chopp Bon Odori”, realizadas tradicionalmente pela ACENBI no segundo semestre. “Unificamos essas duas festas para realizarmos este grande festival”, explicou o coordenador da comissão organizadora do evento, Patrício Moniwa.
O festival conta com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, além de parcerias e patrocínio de empresas locais e de outras regiões.

Atrações
Durante os três dias, o público encontrará no “Indaiatuba Matsuri” uma extensa programação que inclui gastronomia, exposições de cerâmica, bonsai e fotos, oficinas de mangá e de origami, cosplay, shows musicais, apresentações de taiko e de danças folclóricas. Uma das novidades será a realização de concurso para escolha da garota-símbolo do festival.
A área gastronômica vai oferecer os tradicionais pratos típicos da culinária japonesa, como sushi, sashimi, tempurá, udon, harumaki e o famoso yakissoba da ACENBI. O público terá também a opção de apreciar a comida japonesa de restaurantes da região e de food trucks.
Entre as atrações musicais está confirmada a apresentação da cantora Karen Ito, do grupo En e do saxofonista Derico. O “mangaká” (autor de mangás) Fabio Shin vai ministrar oficina durante o evento. O ator, cantor e humorista Kendi Yamai será o apresentador oficial do “Indaiatuba Matsuri”.
Haverá ainda espaço para exposições e estandes comerciais.

Indaiatuba Matsuri
Datas: 7, 8 e 9 de outubro de 2016
Horário: Dias 7 e 8 (sexta e sábado) das 18:00 às 23:00 hs. Dia 9 (domingo) das 12:00 às 21:00 hs.
Local: Pavilhão da Víber – Rua Alm. Tamandaré, 675 – Cidade Nova - Indaiatuba
Entrada: R$ 6,00 e 3,00 (meia)
Estacionamento: R$ 15,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário